O novo caminho da verdade
Após a morte do Mestre Masutatsu Oyama em 1994, a organização IKO (International Karate Organization), fraguimentou-se e vários discípulos diretos do Mestre Oyama formaram seus grupos usando o nome Kyokushin.
No entanto os discípulos mais velhos e próximos do Mestre mantiveram o trabalho tradicional ortodoxio do Kyokushin, dando continuidade e seguimento inclusive nos campeonatos mundiais.
E a IKO era presidida pelo Sr. Yukio Nishida, entitulada de Oyama' s family, pois havia aval da Sra. Oyama. Visto que estava sendo confundido e outras pessoas auto se denominava como IKO1, IKO2, etc. Também tinham autorização da Sra. Oyama para o uso do nome Kyokushin, como também dos emblemas e kanjin.
Após assembléia geral realizada no ano de 1999 com alunos diretos do Mestres Oyama, Shihan Kenjin Sampei, Shiran Kenji Midori, Shiran Isuharu Fushihara, Shihan Kazuo Miyoshi entre outros, decidiram pela alteração do nome e kanjin para não mais serem confundidos com outras organizações.
Em 2003, oficialmente divulgado para o mundo no 8º Campeonato Mundial, realizado em Tokio, de fato e de direito nasce o SHINKYOKUSHIN, o novo caminho da verdade. Atualmente presidida mundialmente a WKO (Word Karate Organization) por Shihan Kenji Midori. E nos dias atuais, é a organização de karate de contato mais forte do mundo onde ja se tem sede em mais de 80 países, e no Brasil a Organização Shinkyokushin (Brasko-Brasil Shinkyokushin Karate Organization) é presidida por Shihan Denivaldo Carvalho.