O treinamento é constituido de: Kihon - Idogueiko - Kata - Tameshiwari - Kumite e Kobudo.
Sobe a supervisão do Sensei Luis, o treinamento é rigoroso para que o preticante atinja um estágio de superação, superando seus próprios limites. Não ha limites para o corpo humano, quando este é bem preparado. E é isso que fazemos, nos preparamos para superar qualquer obstáculo que possa surgir. Um Artista Marcial deverá estar sempre preparado, não podemos nos preocupar com a preparação só em épocas de competições. Pois assim estamos relaxando e não estamos dando o valor merecido hà esta Arte milenar. Supomos que nos chega um convite para uma competição com apenas quinze dias de antecedência, seria suficiente para treinarmos? Na minha opnião, não. Por esse motivo é que devemos esrtamos preparados, treinar com intensidade todos os dias, principalmente a parte física, que para o karate de contato é a parte essencial e fundamental. Eu ja vi muito atletas ao chegar na faixa preta, pensam que ja são os "super homens" e relaxão em seus treinos, quando participam de uma competição é uma decepção. Um faixa preta deverá treinar com mais vigor, com mais intencidade, pois deverá fazer jus a sua graduação.
Existem dois tipos de faixas pretas; os faixas pretas Artista Marciais e os faixas pretas Atletas Marciais. A primeira vista parecem ser a mesma coisa, mas não é. O Artista Marcial é aquele que busca o conhecimento aprofundado da Arte que pratica, se dedica em conhecer as raizes da Arte, bem como toda a filosofia. Ja o Atleta visa a competição em sí, só treinam para ser o melhor, não se preocupa com as origens da Arte, não participam de cursos, seminários ou outro eventos que não seja competição. Mas tem os que se encaixam nas duas categorias, os que treinam o corpo e o espírito, os que buscam o conhecimento e a glória de ser um campeão.
Treinar karate é bom, faz o corpo e a mente trabalharem juntos. Faz com que encontramos a paz interior. Não podemos esquecer a humildade, pois sem ela não chegamos ha lugar algum. Não podemos querer saber mais que o nosso Mestre, pois ele é quem nos guia através desta Arte. É o Mestre que tem o conhecimento. Se queremos ser KARATECAS temos que obedecer o Mestre. Respeita-lo em todas as formas.
Outro fato importante é, que ao inaciarmos nas Artes Marciais, não nos preocupamos em chegar logo na faixa preta; temos que nos preocupar com o aprendizado, em aprender da melhor forma possível. A faixa virá com o seu conhecimento. Por esse motivo estou há 27 anos praticando karate e agora que estou no 3º Dan. Porque para mim o importante é apreder, veja bem, eu disse APRENDER, o karate não é só socos e ponta pés, o karate é vida, é filosofia, é paz interior. Temos que nos entregar de corpo e alma ha esta Arte para que possamos entende-la. As faixas são importantes, são elas que indicam o grau de nossos conhecimentos. Mas o que adianta ela sem conhecimento? Nada.
Quando o Mestre Jigoro Kano criou o sistema de faixas para graduar seu alunos ele o fez na intensão de estímulo, para que os alunos se sentissem motivados a praticarem o Judo. E funionou. Hoje quase todas as Artes Marciais usam o mesmo sistema pra graduar seu alunos. Mas devemos lembrar que no tatame ou ringue, as faixas só servem para segurar as calças. Pois se você não estiver bem preparado, poderá, se faixa preta, levar uma "surra" de um faixa, digamos verde... É..., é verdade, tanto é que eu já presenciei um fato semelhante em uma competição no estado de Rondônia. Foi decepção. Quando digo decepção não é colocando o faixa verde em baixa, é que todos esperam que o faixa preta vence, devido a sua graduação e seu tempo de "treino". Que deveria ser treino mesmo.
Sensei Luis - Faixa preta 3º Dan.
Treinar karate é como atravessar um rio de forte correnteza, só os determinados chegarão a outra margem. O karate é e sempre será uma Arte de guerra, onde usamos apenas as armas naturais para o combate. Quando falamos de armas não devemos esquecer a principal, que é a inteligência. é ela a responsável pelos nossos atos, pelas nossas ações e reações. Um guerreiro sem inteligência poderá ser ferido ou até mesmo morto em um combate. Pois ao invés de abrir os olhos ele vai como um cego, ou seja vai com muita vontade de vencer que acaba esquecendo que do outro lado está o seu oponente, que não se sabe qual será sua reação. Esta é a hora de usar a inteligência; use-a agora ou não teras tempo para usa-la. É... o karate é mesmo uma Arte misteriosa. Os grandes campeões não usa só sua força ou técnica para vencer seu oponente, ele usa sua astussia, sua sabedoria para atacar na hora certa.